Acordei hoje bem-disposta com uma notícia que me renovou a crença nas capacidades do povo português mudar as coisas por ele próprio. Existe uma petição na Internet para mudar o hino da selecção nacional de Portugal, substituindo “A Portuguesa” pela canção “Movimento Perpétuo Associativo” do grupo Deolinda. Para aqueles que não conhecem a música, aqui fica o link.
Se já leram a letra da música sabem, mesmo que não tenham coragem de admitir que concordam, que representa na perfeição o espírito empreendedor português. Nem me vou alongar nos comentários à letra em si, ela é demasiado perfeita.
Mas depois, apercebi-me que, na verdade, mesmo que a intenção fosse séria, chegasse ao parlamento e fosse discutida para a mudança oficial do hino, isso não ia acontecer fosse de que maneira fosse. Porque:
- Dá muito trabalho e controvérsia.
- Implica mudança, coisa de que os portugueses não gostam muito.
- O actual hino é um símbolo nacional do qual as pessoas não querem abdicar.
- Tinha que se ensinar o novo hino aos jogadores da selecção nacional e ás criancinhas na primária (porque as outras camadas da população portuguesa nós admitimos imediatamente que elas já não o sabem). E isso implicaria um upgrade no software do Magalhães.
- Os adeptos do Porto e do Sporting ficavam muito confusos sobre quem apoiar nas competições europeias ao ler a palavra “Benfica” no hino nacional
- Os benfiquistas ficavam tão contentes com a palavra “Benfica” no hino nacional que deixariam de pensar no Benfica como uma nação para passarem a considerar o clube um Império e começavam a ocupar os estádios de outros clubes, nacionais ou estrangeiros. (Todos sabemos como um exército de adeptos do Benfica seria invencível com a sua arma secreta, os couratos e o “esganar de bandeirinha”)
- A proposta nunca chegaria a horas à Assembleia.
- Faltariam três impressos do tipo 42/C e um impresso do tipo 45/D, assim como o carimbo daquela senhora que está ali naquela secretária, sim, aquela gordinha de óculos.
- A empregada da recepção estaria na sua hora de almoço.
Ainda assim, eu tenho esperança! Digo mais, se mudarem o hino para a canção dos Deolinda eu penso duas vezes em renunciar à nacionalidade! (ler post abaixo) E depois renuncio na mesma.
1 comentário:
Andas demasiado produtiva!
Enviar um comentário