Ser livre é não deixar ninguém para trás. É saber que podemos, de um momento para o outro, fazer as malas e mudar de cidade, de país ou até de planeta sabendo que não existe ninguém que nos prenda no sítio onde estamos. Saber que não deixamos saudades. Saber que não deixamos para trás quem se preocupe connosco quando decidirmos, no auge da nossa ânsia pela liberdade e pela libertação, fugir e deixar este mundo para trás.
Não confundir com egoísmo. Egoísmo é deixar pessoas para trás para ir à procura de algo melhor para nós mesmos. Liberdade não é egoísmo porque quem é livre não deixa ninguém para trás. Quem é livre não deixa para trás pessoas que não serão as mesmas depois do outro partir. Ser livre é partir. Partir é não deixar ninguém para trás.
O problema todo reside no facto de não sabermos ao certo se queremos ser livres. Por um lado, queremos a liberdade de poder partir sem deixar ninguém, sem nos preocuparmos com os laços que se quebram, levando connosco apenas memórias e desejando que ninguém se lembre de nós. Por outro lado, passam-se dias e dias em que desejamos não ser invisíveis, em que desejamos não estar sozinhos e em que desejamos ter alguém à nossa espera. O problema todo reside no facto de não conseguirmos conciliar a solidão com a liberdade. Só quem é só pode ser completamente livre.
Olha lá! Que raio te passou pela cabeça para achares que podes falar no plural?!
1 comentário:
Oh minha amiga, quantas vezes quis eu fugir, mas claro, sem deixar ninguém pra trás porque todos os que estimo e adoro estarão sempre guardados no meu coração.
No fundo, nunca estamos contentes com o temos, quando estamos sozinhos queremos estar acompanhados e quando não nos largam desejamos a solidão, é o jeitinho da Mãe Natureza nos mandar à merda porque aqui não mandamos nada e ponto final. Só nos resta aprender a não querer, mas aí não há espaço pa liberdade, ou então a ter tomates pa fugir e ir pró raio que nos parta quando nos aprouver, isso sim é liberdade, mas infelizmente acho que a liberdade nem sempre vem de mãos dadas com a coragem quando não temos (ou não deveríamos ter) motivos pra nos queixarmos. Life Suchs, then you die...
Enviar um comentário